Contexto do interesse
Nos primeiros anos de nosso século XXI, meu estudo sobre a representação de personagens não-nacionais presentes em alguns títulos da literatura brasileira levaram-me a entender as fronteiras da identidade nacional e não-nacional. Principalmente no Modernismo Brasileiro, com Oswald de Andrade, autor do romance “Marco Zero”, temos exemplos diversos de personagens de nacionalidade brasileira como “nativos” representados aquém de estrangeiros e numa condição além dos imigrantes.
“O Dicionário Kazar – Edição Feminina” comporta três religiões distintas que compreendem narrativas de eventos e de crenças próprias como versões contadas sobre os mesmos pontos que convergem a respeito da existência do povo lendário de Kazar. Tem muito de uma narrativa modernista por sua maneira de transformar o leitor em uma parte da engrenagem da história que cria, por sua vez, uma interpretação do que é possível à leitura, como no caso de Marco Zero* de Oswald de Andrade, um escritor brasileiro de meados do século XX de um estilo jornalístico que integra, pela técnica do muralismo moderno, uma perspectiva das representações nacionais como marcas de todo uma época no cenário brasileiro dos anos de 1930 e 1940, como no caso da diversidade de notações presentes em “O dicionário Kazar” quanto a um povo mítico e suas origens.
#em-busca-de-uma-identidade, #povos, #literatura, #estudos, #modernismo-brasileiro, #textos-admiráveis
Em suas obras, Milorad Pávitch é pródigo de jogos de leitura, o que nos permite colocá-lo ao lado de nomes da estatura de um Jorge Luís Borges ou de um Julio Cortázar.
Para saber mais
O livro em movimento : hibridismo textual e escrita combinatória em O dicionário Kazar, romance-enciclopédia em 100.000 palavras. Dissertação de Marcia Rodrigues Junqueira em pdf:
https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/ECAP-7L3MFE
REPRESENTAÇÕES TRANSITIVAS: Observações relativas às possibilidades representacionais dos sujeitos da migração
em Marco Zero, de Oswald de Andrade. Artigo de Egídio Mariano do Nascimento disponível AQUI
O nacional e o estrangeiro em Marco Zero de Oswald de Andrade
Artigo de Wagner Fredmar Guimarães Júnior disponível em pdf:
https://periodicos.ufpe.br/revistas/INV/article/view/240796
Links sobre “O Didionário Kazar”
https://pt.wikipedia.org/wiki/Hazarski_Recnik
https://pt.wikipedia.org/wiki/Milorad_Pavi%C4%87
https://fantastika451.wordpress.com/
https://www.posfacio.com.br/2011/07/07/dicionario-kazar-milorad-pavic/
https://revistaogrito.com/entrevista-com-diogo-bercito-autor-de-vou-sumir-quando-a-vela-se-apagar/
https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1997/7/12/ilustrada/12.html