Portunus e oportunidade, glossário

Portunus - divindade romana

Protetor das criações, originalmente dos estábulos e das cercas, divindade cultuada no mundo romano dos séculos I e II d.C. que se ligava à proteção dos portões, das portos e das passagens, em seu dia, Portunalia, comemora-se, em 17 de agosto, uma festividade em que se jogam chaves às chamas de fogueiras em sinal à boa sorte.

Fontes:
https://historiasderoma.com/2019/08/17/portunalia/
https://en.wikipedia.org/wiki/Portunus_(mythology)
https://pt.wikipedia.org/wiki/Portuno

Clique abaixo e adquira seu exemplar!

Em direção à boa passagem

Oportunidade, conceito etimológico de

Do latim opportunitas < opportúnus. Origina-se do prefixo ob-, “em direção a” e da palavra portus, “porto de mar”, a palavra era de uso a representar os ventos propícios no Mediterrâneo para os barcos à vela partirem de, ou chegarem a um determinado porto. Os ventos eram “oportunos” ou “inoportunos” a uma determinada intenção.

Fonte: https://www.dicionarioetimologico.com.br/
Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Sobre o autor

Sou pesquisador independente com formação bacharel em Letras, atuando como escritor, editor e produtor de conteúdos web, especializado em Planejamento e Gestão Estratégica, com Docência ao Ensino Superior e Educação à distância (EAD). Sou autor de "Estados de civilidade: uma história sobre tecnologias" (artigos); "Cartilha de Jack & Janis - Uma sátira da vida conjugal moderna" (novela) entre outras publicações.

Você também pode gostar:

Comente abaixo o que deseja acrescentar:

2017-2021 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Egídio Mariano | Boas vindas ao artesfatos.com